O projeto Painel das Eleições Municipais tem por objetivo apresentar dados sobre as eleições para os legislativos municipais, com foco no pleito mais recente, de forma sistemática e utilizando indicadores consagrados na literatura da Ciência Política nacional e internacional, acompanhada de explicações sucintas sobre seu significado, de forma a facilitar a compreensão do público em geral. Inicialmente, são apresentadas informações sobre as eleições em 7 capitais brasileiras (Belo Horizonte, Maceió, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), sendo que, devido à localização dos grupos de pesquisa envolvidos neste projeto, deu-se um tratamento mais extensivo aos dados referentes à Belo Horizonte e Maceió. O projeto surge do diagnóstico dos membros da equipe desenvolvedora acerca da necessidade de disponibilização, para amplo acesso do público em geral e da comunidade acadêmica, de dados sobre as eleições municipais do ano de 2016, tomadas individualmente ou ao longo do tempo. Está prevista a ampliação gradual da amostra de municípios analisados.



Centro de Estudos Legislativos (CEL-DCP/UFMG)

O Centro de Estudos Legislativos (CEL-DCP/UFMG), criado em 2005, é vinculado ao Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FAFICH, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Dedica-se à pesquisa sobre o Poder Legislativo, suas interações com o executivo, o judiciário e com os cidadãos. São desenvolvidos estudos sobre os legislativos em perspectiva comparada, em nível subnacional, nacional e internacional.

Entre as pesquisas, destaca-se a investigação longitudinal com deputados federais e estaduais, produzindo como resultado extensas bases de dados sobre o exercício da representação política no Brasil. O trabalho é também voltado para a formação de uma ampla rede de cooperação com os legislativos brasileiros, o que tem permitido uma produtiva interlocução e parceria entre os pesquisadores e profissionais dessas instituições.

Seu trabalho singulariza-se pela intensa atuação junto aos programas de pós-graduação e graduação da Universidade. O CEL incentiva a consolidação de redes de pesquisa e a difusão de estudos sobre o tema. As investigações são desenvolvidas em parceria com diversas universidades e centros de pesquisa nacionais e internacionais.



Grupo de Pesquisa Cidadania e Políticas Públicas (UFAL)

O Grupo de Pesquisa Cidadania e Políticas Públicas teve seu início no ano de 2002, tendo como líder o Prof. Dr. Paulo Décio, na Universidade Federal de Alagoas, dentre os projetos desenvolvidos pelo grupo neste período está o projeto de extensão Desenvolvimento Territorial e Gestão Estratégica, coordenado pelo prof. Dr. Paulo Décio, o grupo tinha como linhas de pesquisa as temáticas Políticas Públicas, Movimentos Sociais, Desenvolvimento Territorial, Relações de Trabalho e Relações de Poder. Dez anos depois, em 2012, o grupo de pesquisa teve continuidade pelas mãos do Prof. Dr. Gabriel Setti.

Sob nova liderança, a equipe passou a desenvolver trabalhos que iam além dos temas iniciados com o Prof. Décio, focando também nas áreas de Cultura Política, Democracia, Estudos Legislativos, Eleições, Mídias, Corrupção, Capital Social, Estado, Gestão, Metodologia Quantitativa, Ética e Filosofia Política.

Os principais trabalhos do Grupo correspondem à realização de estudos, pesquisas, eventos, palestras, assessorias, consultorias e parcerias com as mais diversas Instituições – públicas ou privadas – buscando contribuir para a produção de conhecimento tanto em nível estadual quanto em níveis nacional e internacional.



Equipe de Desenvolvimento

Denisson Silva - lattes
Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFMG

Fernando Meireles - lattes
Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFMG

Leonardo Ev - lattes
Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFMG

Lucas Gelape - lattes
Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFMG

Suzana Alves - lattes
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFMG

Bruno Arcas - lattes
Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFMG


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.